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O trecho do poema do pedagogo e educador Loris Malaguzzi, que reconhece as habilidades das crianças, resume a abordagem pedagógica presente na educação infantil de Reggio Emilia, cidade localizada ao norte da Itália, com cerca de 170 mil habitantes. Essa experiência educadora é inspiração para a Proposta Pedagógica da Escola de Educação Infantil Girafinha Travessa.

criança é feita de cem. /A criança tem cem mãos/ cem pensamentos/ cem modos de pensar/ de jogar e de falar./Cem sempre cem/ modos de escutar/as maravilhas de amar.
Cem alegrias/ para cantar e compreender./Cem mundos/ para descobrir./ Cem mundos/
para inventar./ Cem mundos/ para sonhar./ A criança tem/ cem linguagens/ (e depois cem cem cem)/ mas roubaram-lhe noventa e nove./ A escola e a cultura/ lhe separam a cabeça do corpo. 

(Trecho de As Cem Linguagens da Criança, de Loris Malaguzzi).

Na Escola Girafinha Travessa temos uma proposta pedagógica abrangente.
Utilizando a Pedagogia de Projetos, desenvolvemos os cantos de interesse na sala deixando um espaço vivo para explorar a criatividade
Todo o nosso trabalho é realizado com a perspectiva de que a criança se sinta segura e acolhida no ambiente Escolar, e assim amplie suas relações sociais, afetivas e construa uma imagem positiva sobre ela mesma e sobre os outros.

Partindo do pressuposto de que a criança nasce com as suas “cem linguagens”, a pedagogia da Reggio Emilia assume que os adultos têm como tarefa prioritária, a escuta e o reconhecimento das múltiplas potencialidades de cada criança, observada e atendida em sua individualidade.

Para tanto, criamos uma espécie de “laboratórios do fazer”, que combinam as tradicionais linguagens gráficas, pictóricas e de manipulação (modelos e maquetes), mas também as do corpo, ligadas ao movimento, as da comunicação verbal e não-verbal, as linguagens icônicas, o pensamento lógico, científico, natural, discussões éticas, e manejo de ferramentas multimídia, sempre objetivando que a criança aprende “com todo corpo”, de forma fluída e permanentemente integrada.

Durante as atividades, a criança é estimulada a interagir com o meio (social, cultural, natural, histórico e geográfico) de forma independente, alerta e curiosa, estabelecendo relações e questionamentos sobre este meio, os conhecimentos prévios que aprendeu, suas ideias e as novas informações que recebe.

Criamos um espaço leve, feliz, lúdico e repleto de oportunidades, onde as crianças vivenciam experiências ricas. Por meio de atividades, jogos e brincadeiras, vivenciam situações, resolvem conflitos e levantam hipóteses, que levam o desenvolvimento da percepção, comparação, diferenciação, reconhecimento e combinação de elementos, em um processo de aprendizagem que parte do concreto para alcançar o abstrato, dando-lhes infinitas possibilidades para observar, descobrir e pensar.

 

Acreditamos que é por meio da linguagem que o potencial criativo da criança é construído, linkando para a abordagem sócio-emocional.

O processo pedagógico é desenvolvido a partir da filosofia, que prioriza o cuidar e educar, valorizando e respeitando as características individuais, no contexto social. Com estes embasamentos, estudamos um projeto geral que é dividido em etapas mensais e semanais, conforme a faixa etária das crianças.

Temos reuniões semanais pedagógicas, com os professores titulares das turmas, reunião de formação mensal e também realizamos alguns encontros com os nossos profissionais voltados aos pais, “Escola para Pais”. Consideramos as famílias nossas parceiras na formação e aprendizado, participando ativamente na vida escolar.

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